domingo, 13 de março de 2011

Sozinho?

Ilusões, doces ilusões alimentadas pelos mais profundos sentimentos. Quem nunca alimentou uma ilusão?  Não adianta, você é um ser humano e como tal está sozinho nessa existência, não importa quantos amigos, quantos familiares, quantas pessoas se preocupam com você, no final você está sozinho. Nascemos sozinhos, morremos sozinhos, tomamos as decisões mais importantes de nossas vidas sozinhos. Apenas você se conhece, ninguém tem o poder de conhecer o outro no seu intimo. Como posso confiar em alguém? Não confio. Simplesmente alimento a doce ilusão de confiança. Maldito o homem que confia no homem, assim diz a bíblia, e eu vou discordar? Apenas amo, tento amar da forma mais pura, sincera e leal possível, ninguém conhece o outro realmente, mas no final, podemos nos arriscar e apenas amar, entender que o outro passa pelas mesmas dificuldades que nós e assim, talvez dessa forma, possamos entende-lo ao menos parcialmente, afinal ele é como você, sozinho.
O amor faz milagres, talvez seja ilusão, mas assim mesmo acredito que não estou mais sozinho, acredito que posso confiar e dessa forma, me entregar completamente ao outro. E então no final, o amor é realidade, ou apenas uma doce ilusão?

3 comentários:

  1. Eu acredito no amor verdadeiro. Acho um sentimento muito profundo e complicado. Muitas pessoas amam de paixão (passageiro), outras amam de amor (pra vida). Alguns acham que amam (amor paranóico) e alguns nem mesmo amam.

    O amor -pra mim- não é ilusão.

    Realemente: estamos cercados de passoas mas vivemos sozinhos. Tomamos nossas escolhas sozinhos. Podemos ouvir alguns conselhos e críticas alheias, tentando nos alertar ou simplesmente criticar maliciosamente, mas tomamos as nossas próprias decisões: se vamos considerar o que nos foi dito ou não.

    Você relatou que não pode confiar em ninguém. Acho que isso é radical demais, mesmo estando na Bíblia. Acho que a confiança é uma virtude que deve ser levada em consideração. Eu confio em algumas pessoas que me demonstrem respeito. Pessoas confiáveis.

    Tudo isso é muito relativo. Eu confio, você não... Enfim, devemos aceitar as coisas como elas são.

    Vi sua resposta ao meu comentário. Realmente você está conseguindo ir mais fundo nas emoções, mais fundo nos sentimentos e nas palavras... Mesmo que para mim "não confiar em ninguém" seja muito drástico, você conseguiu penetrar nas minhas emoções.

    Parabéns, você é um ótimo escritor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Matheus, fico feliz que pessoas como você lêem os meus textos, se identificam com eles e os compreendem.
    Seu comentário é totalmente valido, talvez afirmar categoricamente que não confio em ninguém é um tanto equivocado, porém, mesmo eu sendo jovem e inexperiente em algumas facetas da vida creio que as pessoas que mais amamos e confiamos vão nos decepcionar, conscientes disso ou não. Afirmo isso, pois independente delas te amarem, acima de tudo elas são seres humanos, inevitável errarem, inevitável serem compostas por essa tétrica natureza humana.
    As pessoas que mais amo já me decepcionaram, isso eu posso afirmar, e assim mesmo continuo perdoando e confiando. Digo que posso ser um pouco contraditório, confio nas pessoas, mas baseado no meu amor por elas, não confio nelas diretamente muito menos na natureza delas, estou disposto a perdoar setenta vezes sete, baseado apenas na imensa e inexplicável capacidade humana de amar.
    Lembre-se que estou apenas tratando do plano horizontal de nossa existência, ainda não me atrevi a comentar o plano vertical, espiritual, algo mais complexo e muito profundo filosoficamente falando.
    Enfim Matheus, você está com extrema razão ao afirmar que tudo é muito relativo, devemos olhar todas essas questões por diferentes perspectivas, e então tirar nossas próprias conclusões.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem se acha que trata-se de um plano horizontal, mas, pra mim, você consegue realmente ir fundo nas emoções e de frase em frase, formular algo muito profundo

    Não sei o que os outros acharão de seus textos -provavelmente gostarão- mas eu gosto e acho o que expressei em meu comentário anterior.

    Obrigado, abraço.

    ResponderExcluir